quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rede Paulista de Bancos Comunitários, Observando a Tecnologia Social.

Conforme é discutido no comitê coordenador da RTS (Rede de Tecnologia Social) na formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. E cada vez mais salientados por maioria dos membros do comitê a importância da TS (Tecnologia Social), na inovação de produtos de modo que estabeleça soluções de baixo custo, de fácil reaplicação e que garantam o desenvolvimento em integração com as comunidades locais, adequada a diversas realidades regionais possibilitando criar inclusão social.

Outra forma de inovar é através da atuação em rede seja ela em produção, consumo e/ou serviços, busca-se com isso a articulação de pequenos empreendedores no imenso mercado competitivo, que buscam se diferenciar comprovando certificação da qualidade do produto ou serviço oferecido pela rede.

Acreditamos assim, numa outra atuação dos serviços oferecidos pelos Bancos Comunitários de São Paulo, aplica-se no fortalecimento e consolidação das ações desenvolvidas em cada comunidade, de modo que venha a gerar conhecimento popular dentro duma perspectiva de Finanças Solidarias. Existem exemplos a serem seguidos; de integração nas comunidades, gestão participativa no processo de desenvolvimento local, bem como a aplicação da qualidade de serviços oferecidos, seriam essas entre outras a aplicação de TS a serem respeitadas na Rede de Bancos Comunitários de São Paulo, com isso, busca-se organizar uma rede que articule e garanta a troca de saberes e experiência vivenciadas dentro das comunidades em que os BC’s estão inseridos.

Considerando que cada ação desenvolvida pelos BC´s nas comunidades de baixa renda em São Paulo, sejam; reflexo da luta pela qualidade de vida de forma sustentável e com soluções relativamente simples dentro da própria comunidade, observa-se a necessidade de mudança de comportamento e na tentativa de nova elaboração de métodos que tragam real valor social as comunidades onde se vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário